Monthly Archives: December 2014

Aprendendo a viver em outro país.

FullSizeRender

Oi gente, tudo bem?

Hoje eu vou começar a falar um pouco sobre a minha experiência em ter começado a viver em um outro país. Todo mundo já sabe que qualquer tipo de mudança que nós fazemos seja de bairro, cidade, estado, escola, trabalho é muito difícil pela adaptação. Agora imagina mudar-se para um outro país, onde ninguém fala a sua língua e onde os costumes são completamente diferentes do seu. Muitas e muitas dúvidas surgem na nossa cabeça.

Eu já sabia que não seria nada fácil, mas eu fui com a minha mente aberta e quando eu cheguei na Malásia foi um choque cultural tão grande que eu pensei que não iria ficar lá por muito tempo. Foi uma fase bem difícil e digamos bem solitária. E você me pergunta: Porque solitária? Porque o meu marido saia cedo para o trabalho e voltava a noite todos os dias. Eu não falava inglês e tinha muita vergonha em me comunicar com as pessoas com o meu inglês fajuto. Eu tinha muita insegurança de sair do apart hotel em que estavamos hospedados e também  não sabia se a cidade era segura para mulheres andarem sozinhas pelas ruas, ainda mais num país de religião Islâmica. Mas tudo foi uma questão de tempo e paciência. Dia a dia você vai se habituando  e conhecendo mais sobre a cultura local.  E tudo foi acontecendo aos poucos e naturalmente. Passaram se algumas semanas e eu entrei num curso de inglês intensivo. Eu estudava todos os dias de manhã e a tarde. Estudei por mais ou menos 6 meses e lá eu comecei a fazer as minhas primeiras amizades. Conheci pessoas e varias nacionalidades, inclusive brasileiros. E foi assim que eu comecei o meu circulo social.

Então a primeira lição para alguém que está indo morar fora nas mesmas condições em que eu fui. Matricule-se em uma escola de idiomas ou procure na internet comunidades de brasileiros ou latinos na cidade onde você está morando. Essas comunidades sempre fazem reuniões e organizam almoços, chás, jantares e com isso você irá conhecer não só brasileiros mas pessoas de outras nacionalidades. Exitem as comunidades no facebook também, lá você compartilha experiências e troca informações com outros brasileiros sobre variados tipos de assuntos e duvidas.

Aqui algumas fotos da minha classe de inglês.

IMG_1083   IMG_1915

Por hoje é só, vou continuar esse post por etapas.

Um beijo grande e até mais. 😉

Simone Francisca

522903_4863039020036_311313352_n

 

Oi gente, hoje eu vou começar a contar um pouco sobre a Malásia. Um país lindo de cultura riquíssima e que me acolheu de braços abertos por quase 3 anos. Quando eu cheguei na capital Kuala Lumpur eu me senti um peixe fora d’agua e pensei que jamais iria me adaptar naquele país por ser de uma cultura tão diferente da minha. Mas para começar, onde fica a Malásia minha gente?? Eu que não era má aluna em geografia me perguntei isso antes de ir para lá. A Malásia fica no sudeste asiático coladinha com a Tailândia e Singapura. É um país muçulmano, mas para a surpresa de todos é um país com liberdade religiosa, justamente porque a população não é só de Malaios, mas de Chineses e Indianos, portanto a uma mistura de povos e todos se respeitam.  É em Kuala Lumpur que estão as famosas Petronas Towers ou Twim Towers ( Torres Gêmeas) mais altas do mundo. É uma cidade que mostra o moderno e o conservador, o tradicional e o atual. A língua oficial do país é o Malaio (Bahasa) mas todos se comunicam em inglês por causa da grande quantidade de Chineses, Indianos e outros que vivem por lá. O dinheiro é o RM ( Ringgit) e o paraíso das compras para quem vem de fora porque a moeda é muito barata quando convertida por outras. Os automóveis possuem volante do lado direito assim como no Reino Unido, Japão etc. A comida é um caso a parte para você que não gosta de comida apimentada vai uma dica: ou você vai aprender a gostar e amar, ou você nunca vai se acostumar e odiar.

E o melhor na minha opinião..hehe é verão o ano inteiro. Não existe a palavra inverno, frio e neve por lá. O frio é só quando você entrar nos estabelecimentos fechados por conta do ar condicionado que está quase sempre abaixo de zero..hehe.

Gente, vou finalizar esse post e logo voltarei com mais dicas sobre a Malásia.

Espero que vocês tenham gostado.

Um grande beijo :-)