Monthly Archives: January 2015

Foi a mais ou menos a 4 anos atrás quando pela primeira vez eu saí do Brasil para viver em um outro país. O nome Kuala Lumpur, a capital da Malásia. Um país completamente desconhecido para mim até em épocas de aulas de Geografia na escola. Então eu pesquisei muito sobre o país. Mas você realmente passa a conhecer o país quando você começa a viver nele. E assim foi comigo. Fui com a mente aberta, mas quando eu cheguei lá eu chorei e me perguntei o que eu estava fazendo ali. Fui acompanhada do meu marido que na época era o meu noivo, eu tinha a segurança de estar com ele, mas ele é americano, eu não falava inglês e ele não falava o português. (?) Mas isso é um post para um outro dia. Resumindo a história foi um processo de adaptação e de muita paciência.

Kuala Lumpur tem uma população estimada em mais ou menos de 1,6 milhões de habitantes. E é formada pela mistura de diferentes culturas que são Malaios, Chineses e Indianos. O idioma nacional é  Bahasa Melayu, mas o inglês predomina justamente por causa dessa mistura de culturas. É um país de religião islâmica, mas de uma liberdade admirável porque Chineses são Budistas e Indianos são Hindús. Pela cidade existem varias mesquitas, templos budistas e templos hindús o que torna a cidade muito interessante no aspecto cultural. 

IMG_0234

Passados 3 anos vivendo nesse país eu tenho muito mais do que 10 motivos para escrever aqui  porque vale a pena viver nesse país tão especial que foi para mim.

1- Cultura: Em Kuala Lumpur você vai conhecer muito sobre a cultura malaia, a cultura chinesa e a cultura indiana. Cada uma com sua particularidade especial. Cada um com suas cores e seus  sabores, cada um com a sua arte, cada um com o seu estilo de vida, cada um com o seu encanto.

2- Custo de vida: Eu creio que Kuala Lumpur seja um dos países mais baratos para se viver. O dinheiro é o Ringgit e quase o dobro menos que o Real. Tudo é barato, desde a comida ao laser. O cidade sempre está em liquidação, é rodeada de shoppings por todos os lados e realmente tudo virá uma tentação.

3- Escolas internacionais : Eu ainda não tenho filhos mas todas as minhas amigas que tem filhos estudam em escolas internacionais e todas estão super satisfeitas com o ensino dado e a oportunidade de aprender 1 ou 2 idiomas.

4- O clima: Ah esse é o meu preferido! Quem odeia o frio e ama o verão como eu , já pode ir arrumando as malas e ir para lá. Lá não existe inverno, como eles dizem existem apenas duas estações: Verão com chuva e Verão sem chuva. A temperatura gira em torno de 24 a 33 graus durante o ano inteiro.

5- Liberdade: Quando você vê as mulheres cobertas da cabeça aos pés com suas burcas ou até mesmo as malaias com seus hijab e vestidos tradicionais, você pensa que jamais terá a liberdade de usar os trajes que geralmente você usa quando é verão no Brasil. Mas ao contrario , você verá principalmente as chinesas, turistas e expats com suas micro roupas. Existe a liberdade mas na minha opinião deve existir também o bom senso dependendo do lugar onde você vai.

6- O país e a sua localização:  Em geral a Malásia é um país bem pequeno o que dá a oportunidade de você conhecer e dependendo do seu gosto tem praias e ilhas parasidiacas, montanhas com temperaturas baixas, vilarejos com cultura bem local. Outra grande vantagem é a facilidade que você tem em conhecer os países vizinhos como: Singapura, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Camboja e por aí vai..

7- A noite: É uma surpresa, existem restaurantes de todos os tipos, gostos e bolsos. Varios bares e dance club que ficam abertos até as 3am. A bebida alcólica não é proibida na Malásia, devendo apenas respeitar os locais de consumo.

8- Segurança: Apesar de estarem acontecendo assaltos frequentemente em Kuala Lumpur eu posso assegurar que é uma cidade segura. Por ser uma capital é seguro sim viver lá. Logico que você não deve vacilar andando em lugares desertos sozinha principalmente durante a noite, e tomar cuidado com motoqueiros que geralmente são os que agem na cidade.

9- Comida: Ou você vai amar, odiar ou aprender a gostar. Eu, como uma típica brasileira era sagrado comer o meu arroz e feijão todos os dias até eu me mudar para esse país. Quando você se muda para um outro país você não tem outra escolha e tem que abrir mão de seus gostos  para provar outros sabores. A comida é rica em sabores, cada uma com sua particularidade. O ingrediente principal é a pimenta, seja ela no prato Malaio, Chinês e Indiano. Eu odiava comida apimentada e hoje eu adoro dar uma apimentada no meu prato.

10 – Conhecer pessoas: Em Kuala Lumpur você vai encontrar pessoas de diferentes nacionalidades. A cidade está em crescimento econômico e você vai encontrar muitos expats morando por lá. Eu conheci muitos brasileiros, muitos sul-americanos , europeus, americanos, árabes, lógico que indianos, chineses e malaios. Foi uma troca de culturas que eu jamais imaginei conhecer. Portanto se você nunca pensou em incluir esse país para pelo menos conhecer em suas férias eu recomendo e muito. As pessoas são hospitaleiras e sempre te receberão com um sorriso tímido no rosto.

Por hoje é só, eu espero que vocês tenham gostado desse post.

Um beijo e fiquem com Deus.

Simone Francisca 😀